Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4066
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O processo de sensibilização para os princípios da inclusão: uma experiência de análise de conteúdo
Autor(es)/Inventor(es): Guerra, Fabiane Fernandes
Orientador: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: Análise de conteúdo de uma Escola de Pública. Está inserida em uma pesquisa maior, intitulada Inclusão na Administração Pública (IAP). O desenvolvimento da pesquisa IAP se deu por meio de etapas, sendo este estudo um recorte da terceira. A primeira etapa consistiu em um curso de formação, que teve por objetivo sensibilizar os profissionais da área da Educação (docentes e staff) de uma Escola de Governo aos princípios da inclusão. A segunda etapa objetivou promover uma reformulação nos currículos e programas de curso, de forma que os docentes participantes considerassem os princípios desenvolvidos na primeira etapa. A terceira etapa buscou observar a atuação de quatro professores participantes das etapas anteriores, com o objetivo de conhecer as suas práticas e verificar se e como estes adotaram os princípios de inclusão trabalhados nas etapas anteriores. A quarta etapa teve por objetivo desenvolver um grupo focal, com o intuito de revisitar e discutir com os docentes participantes situações e eventos levantados na terceira etapa. Esta monografia se detém na terceira etapa, e provê recursos para a quarta. A questão que colocamos é: É possível modificar a prática de professores para uma atuação mais inclusiva? Na busca por respostas a esta questão, utilizamos a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e verificamos as relações presentes nos cursos analisados, além de mapearmos situações que servissem de base para posteriores discussões. O cenário deste estudo é composto por três cursos ministrados pelos professores participantes da pesquisa IAP. Como referencial teórico, nos baseamos nos estudos de Yin (2001) sobre pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em Bardin (2011), nos estudos sobre análise de conteúdo, em Booth e Ainscow (2012) e Santos (2013) nos estudos sobre inclusão. Como resultado, mostrou que, sensibilizados pelos princípios da inclusão, os professores reviram suas práticas, tornando-as mais participativas, acolhedoras e acessíveis e oportunizando a adoção de novas estratégias de ensino. Este estudo possibilitou, ainda, o desenvolvimento de categorias de análise relativas aos cursos acompanhados, com o intuito de trabalhá-las junto a estes mesmos professores no grupo focal (etapa 4), buscando refletir sobre suas práticas.
Palavras-chave: Administração pública
Inclusão social
Formação de professores
Ensino público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Nov-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUERRA, Fabiane Fernandes. O processo de sensibilização para os princípios da inclusão: uma experiência de análise de conteúdo. 84 f. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4066
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFGuerra.pdf805,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.