Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Leite, Aline Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:43:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4068 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABLeite.pdf | 897.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.