Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4068
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
Autor(es)/Inventor(es): Leite, Aline Bittencourt
Orientador: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Resumo: Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Multiculturalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABLeite.pdf897.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.