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dc.contributor.advisorCunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.authorBento, Daniela Palmeiro Peres-
dc.date.accessioned2018-06-18T15:35:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:48Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationBENTO, Daniela Palmeiro Peres. Considerações sobre o currículo das séries iniciais do ensino fundamental em uma Escola Israelita no município do Rio de Janeiro. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectJudaísmopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o currículo das séries iniciais do ensino fundamental em uma Escola Israelita no município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1338583492281777pt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoInvestigação sobre o processo de construção do Projeto Político Pedagógico das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola israelita localizada na zona sul do município do Rio de Janeiro. Considerando, com base na atual legislação de ensino brasileira sobre currículo, que exige que cada escola elabore seu PPP, explicitando no mesmo o seu currículo formal, expresso nos objetivos da instituição, no modo como os conteúdos escolares serão selecionados, organizados e avaliados, pretende-se também analisar qual a concepção de currículo subjacente ao mesmo. No quadro teórico, para a análise das diferentes concepções de currículo, foi tomada como referência a categorização expressa por Silva (2009) que aponta estas concepções como sendo tradicionais, críticas e pós-críticas. Esta categorização também está presente na ementa da disciplina Currículo, obrigatória no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ. A metodologia de trabalho implicou em um estudo de caso realizado em uma escola israelita. O critério de seleção da mesma foi intencional, considerando ser o meu atual campo de trabalho. Os dados foram obtidos através de: 1) questionário aplicado aos professores que atuam nas séries investigadas; 2) entrevista realizada com a coordenadora pedagógica diretamente responsável pelo atual processo de elaboração do PPP e 3) análise documental, com base em fontes primárias arquivadas na própria escola, sobre a história e organização atual da mesma. Os resultados obtidos puderam responder sumariamente às questões levantadas, indicando que a escola apresenta indícios, em seu processo de construção do PPP, de adotar uma concepção pós-crítica de currículo, na medida em que está percebendo o conhecimento escolar não apenas em sua dimensão de aprendizagem de conteúdos formais, como acentua a concepção tradicional, e também não acentuadamente econômica, como propõe o enfoque crítico, mas possui um enfoque claro no sentido de construção tanto da identidade nacional de seu corpo discente, quanto da formação da cultura judaica, apontando para uma formação multicultural. Esta concepção de currículo foi reforçada com o fato de os dados relativos à estrutura material e humana da escola possibilitar tal proposta curricular na medida em que tanto os recursos materiais quanto os humanos foram considerados de alta qualidade técnica e pedagógica. A percepção das professoras investigadas, embora ainda não tivessem conhecimento da atual proposta que está em processo de construção, é positiva no sentido de reconhecimento dos esforços da administração para a nova implantação, embora se sintam pouco participantes do processo. A entrevista com a coordenação evidenciou um trabalho comprometido com a reformulação do PPP das Séries Iniciais em bases teóricas que possam proporcionar uma formação multicultural ao corpo discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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