Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.contributor.authorReis, Alexandre Bonfim dos-
dc.date.accessioned2018-06-18T15:49:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:48Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.citationREIS, Alexandre Bonfim dos. A prática docente reflexiva no estágio supervisionado das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2016. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4071-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.titleA prática docente reflexiva no estágio supervisionado das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1338583492281777pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249pt_BR
dc.contributor.referee2Conde, Diva Lúcia Gautério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864845359493515pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação teve como tema a prática de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. O problema construído sobre esta temática foi o de pesquisar como discentes e docentes envolvidos nessa prática realizada na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental do currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas turmas de 2014/2 e 2015/1, estavam percebendo essa prática efetivamente realizada na disciplina em relação ao conceito de prática reflexiva. Desse modo, o objetivo geral do estudo foi o de analisar essa prática realizada para verificar em que medida poderia ser considerada reflexiva. A metodologia do trabalho consistiu em um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com os discentes dessas duas turmas que responderam ao questionário on-line aplicado ao universo dos alunos. Também foram entrevistadas as duas professoras da disciplina e realizada uma análise documental dos planos de curso adotados nos períodos investigados. O quadro teórico, para explicitar o que a presente investigação estava conceituando como prática reflexiva, foi baseado em dois teóricos que desenvolveram estudos sobre esse conceito: Paulo Freire e Donald Schön. Do primeiro foi assumido o pressuposto que uma prática reflexiva tem, entre outras, dimensões políticas e sociais, devendo desenvolver a autonomia e a liberdade do professor para ser sujeito de suas práticas. Do segundo foi, entre outros, destacado o pressuposto de que uma prática reflexiva deve levar o sujeito de ação a refletir sobre os seus atos na própria ação que é, por sua vez, contingente. Após a coleta dos dados através do questionário, entrevistas e análise documental, a análise dos mesmos, expressa em tabelas e gráficos, permitiu responder às questões da investigação no sentido de que existe um empenho, tanto por parte dos discentes quanto dos discentes, em se desenvolver uma prática reflexiva, No entanto, o fato de o estagiário não desenvolver de modo mais efetivo a “ ação que leva à reflexão” retirou da prática realizada no cotidiano das escolas seu maior potencial reflexivo. Também ao priorizar o trabalho de observação em relação ao da ação pedagógica tirou do futuro professor a oportunidade de exercer de modo mais ativo sua autonomia, elemento essencial segundo Freire para que uma prática reflexiva seja construída.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AReis.pdf787.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.