Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4071
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A prática docente reflexiva no estágio supervisionado das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Alexandre Bonfim dos
Tutor: Cunha, Regina Céli Oliveira da
Resumen: A presente investigação teve como tema a prática de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental. O problema construído sobre esta temática foi o de pesquisar como discentes e docentes envolvidos nessa prática realizada na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental do currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas turmas de 2014/2 e 2015/1, estavam percebendo essa prática efetivamente realizada na disciplina em relação ao conceito de prática reflexiva. Desse modo, o objetivo geral do estudo foi o de analisar essa prática realizada para verificar em que medida poderia ser considerada reflexiva. A metodologia do trabalho consistiu em um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com os discentes dessas duas turmas que responderam ao questionário on-line aplicado ao universo dos alunos. Também foram entrevistadas as duas professoras da disciplina e realizada uma análise documental dos planos de curso adotados nos períodos investigados. O quadro teórico, para explicitar o que a presente investigação estava conceituando como prática reflexiva, foi baseado em dois teóricos que desenvolveram estudos sobre esse conceito: Paulo Freire e Donald Schön. Do primeiro foi assumido o pressuposto que uma prática reflexiva tem, entre outras, dimensões políticas e sociais, devendo desenvolver a autonomia e a liberdade do professor para ser sujeito de suas práticas. Do segundo foi, entre outros, destacado o pressuposto de que uma prática reflexiva deve levar o sujeito de ação a refletir sobre os seus atos na própria ação que é, por sua vez, contingente. Após a coleta dos dados através do questionário, entrevistas e análise documental, a análise dos mesmos, expressa em tabelas e gráficos, permitiu responder às questões da investigação no sentido de que existe um empenho, tanto por parte dos discentes quanto dos discentes, em se desenvolver uma prática reflexiva, No entanto, o fato de o estagiário não desenvolver de modo mais efetivo a “ ação que leva à reflexão” retirou da prática realizada no cotidiano das escolas seu maior potencial reflexivo. Também ao priorizar o trabalho de observação em relação ao da ação pedagógica tirou do futuro professor a oportunidade de exercer de modo mais ativo sua autonomia, elemento essencial segundo Freire para que uma prática reflexiva seja construída.
Materia: Ensino fundamental
Prática de ensino
Currículos e programas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REIS, Alexandre Bonfim dos. A prática docente reflexiva no estágio supervisionado das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2016. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AReis.pdf787.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.