Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4075
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desvendando os hologramas
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, João Paulo das Neves
Orientador: Moreira, Lígia F.
Resumo: Hologramas ou holografias são representações de imagens em três dimensões de objetos. O surgimento destas imagens foi proporcionado pela aplicação do laser nas melhorias dos microscópios de varredura. Aqui trabalharemos com estas lindas figuras levando para dentro da sala de aula alguns conceitos de Física Contemporânea poucos comentados no Ensino Médio hoje em dia. Exploraremos as curiosidades dos alunos e mostraremos uma alternativa para mostrar de forma dinâmica e qualitativa os conceitos por trás dos fenômenos da interferência e difração da luz para dentro da escola. Para este objetivo faremos uma apresentação dos conceitos através de data show, mostraremos cenas de filmes que usam a tecnologia do holografia como forma de comunicação, utilizaremos o software Modellus 4.01 e experimentos práticos de baixo custo para uma maior interação com o aluno, falaremos dos vários tipos de hologramas e da sua história, e para escolas com maiores recursos indicamos um experimento para fazer dentro da sala de aula com os alunos, para aprofundar o conhecimento da formação do holograma. Exploraremos o interesse turma com as tecnologias dos filmes de ficção científica para criar um clima de curiosidade, que ajudará no despertar o aluno ao conhecimento científico. Mostraremos como tais tecnologias são aplicadas na vida cotidiana das pessoas ou que ainda serão aplicadas em nossas vidas. Daremos uma abordagem diferente explorando o holograma para propor aos professores uma alternativa de falar de conceitos físicos importantes, interferência e difração da luz, de forma prática e qualitativa, que possibilita o aluno interagir com a matéria sem focar na matemática por trás dos conceitos. Esta, por sua vez, pode ser um fator no qual estes conceitos não são muito comentados em sala de aula, pois não há um amadurecimento do conhecimento das ferramentas matemáticas necessário para abordar tal assunto nesta idade.
Palavras-chave: Holografia
Partículas elementares
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4075
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPNGomes.pdf10,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.