Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4082
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avenida Brasil: uma trajetória das novelas até seu mais recente sucesso
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, Letícia de Almeida Autran
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Análise do papel das novelas das nove da Rede Globo na sociedade brasileira e sobre como o fenômeno recente de ascensão da chamada “nova classe média” levou a um processo de renovação do gênero, tão acostumado às velhas estruturas. Novos autores e diretores no horário nobre deram novo fôlego às produções e renovaram o interesse dos telespectadores. O objetivo é que, traçando a história das telenovelas no Brasil e delineando os traços dessa nova conjuntura econômica e social, seja possível compreender o recente fenômeno de audiência que foi “Avenida Brasil”. A novela trouxe inovações de estética, roteiro, direção e construção de personagens importantes que influenciam até hoje o consumo de outras produções que vieram depois. O que “Avenida Brasil” fez foi introduzir um modelo a ser seguido e buscado por suas sucessoras.
Palavras-chave: Novela
Avenida Brasil (telenovela)
Classe média
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MONTEIRO, Letícia. Avenida Brasil: uma trajetória das novelas até seu mais recente sucesso. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMonteiro.pdf338.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.