Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4088
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Complexo do Alemão: dos telejornais à novela
Autor(es)/Inventor(es): Ramalho, Ana Maria de Mendonça
Orientador: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumo: Analisa a evolução da imagem do Complexo do Alemão nos últimos anos. A partir de como os telejornais da TV Globo noticiaram a ocupação do Complexo do Alemão até a imagem romanceada da favela na novela Salve Jorge, o objetivo é analisar as mudanças no modo como a televisão mostrou e abordou o Complexo do Alemão antes e depois da ocupação da polícia e da implementação das Unidades de Polícia Pacificadora na região. Essa pesquisa também propõe mostrar como a política das Unidades de Polícia Pacificadora possibilitou a inserção do território do Complexo do Alemão no imaginário da cidade do Rio de Janeiro e proporcionou maior visibilidade na mídia para uma comunidade que era temida pelos próprios cariocas, a ponto de transformá-la no principal núcleo da novela Salve Jorge. O objetivo é mostrar a desmistificação dos moradores do Complexo do Alemão que apareciam na mídia geralmente num contexto de violência e como eles se tornaram um público de interesse para os telespectadores de novelas do Brasil.
Palavras-chave: Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, RJ)
Telejornalismo
Novela
Convergência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAMALHO, Ana Maria de Mendonça. Complexo do Alemão: dos telejornais à novela. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARamalho.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.