Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4090
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Registros das variações do nível relativo do mar na península de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro: análise de dados faciológicos e geocronológicos
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Caíque Lima
Tutor: Castro, João Wagner de Alencar
Resumen: As variações do nível relativo do mar e mudanças climáticas durante o Holoceno foram importantes para a construção e evolução das paisagens sedimentares costeiras do sudeste brasileiro, especialmente na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Essas variações podem ser identificadas em campo através de indicadores geológicos e biológicos. Objetiva-se estudar as variações do nível relativo do mar nessa região com base em análises faciológicas, estratigráficas e geocronológicas de depósitos de conchas de moluscos. Como procedimento metodológico foram executados perfis estratigráficos, análises sedimentológicas, taxonômicas e granulométricas, objetivando a identificação de fácies e eventos transgressivos e regressivos. Foram enviadas três amostras para datação por radiocarbono C14, sendo duas de conchas de moluscos e uma de sedimentos orgânicos. Resultados obtidos são apresentados através de tabela de fácies, tabela taxonômica, perfis estratigráficos e dados geocronológicos. O modelo de evolução geológica/geomorfológica da área de estudo caracteriza-se pela construção de terraços marinhos regressivos, constituídos por lagunas semiabertas, cordões litorâneos e pântanos atuais.
Materia: Nível do mar
Litofácies holocênicas
Geocronologia
Região dos Lagos (RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::HIDROGEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CABRAL, C.L.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.