Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4094
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sonar de Varredura Lateral como ferramenta para caracterização de um ambiente recifal raso - Recifes do Parque Municipal Marinho da Coroa Alta - BA
Autor(es)/Inventor(es): Fortes, Ian dos Santos Freitas Caçonia
Orientador: Seoane, José Carlos Sícoli
Resumo: O Parque Municipal Marinho da Coroa Alta, localizado a nordeste da cidade de Santa Cruz de Cabrália no sul do estado da Bahia, constitui uma área de grande biodiversidade ainda pouco estudada. Os recifes são produto de uma complexa interação entre processos geológicos e biológicos, apresentando feições morfológicas bastante dinâmicas. Considerando a gestão de áreas de proteção ambiental e com o objetivo de incluir o sonar de varredura lateral como ferramenta útil para o detalhamento de zonas recifais e testar a sua aplicabilidade em águas rasas, este trabalho apresenta os resultados de uma aquisição feita por toda a extensão do parque e propõe caracterizar os diferentes substratos que compõem a plataforma recifal, a partir de suas características de reflexão acústica. Afim de manter um baixo custo operacional, a técnica de levantamento foi adequada a equipamentos disponíveis no mercado. Com um transdutor instalado diretamente no casco de uma embarcação de pequeno porte, foram levantados aproximadamente 800 quilômetros de linhas batimétricas e de varredura lateral. Após visualização, mostram detalhes da estrutura e composição do recife que possibilitam um maior entendimento das dinâmicas de áreas específicas, como bancos de corais isolados, piscinas recifais, naufrágios ou a linha de interface do platô recifal com os sedimentos que o circundam.
Palavras-chave: Sonar
Recifes de corais
Gestão ambiental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::GEOLOGIA AMBIENTAL
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4094
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORTES, I.S.F.C.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.