Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4104
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A ética hacker na era do sigilo da informação
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Diego Gomes de
Orientador: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Resumo: A sociedade humana vive hoje uma intensa acumulação de tecnologias, fazendo com que haja colossais diferenças de conhecimento e compreensão convivendo simultaneamente na contemporaneidade. Em um mesmo segmento onde parte da humanidade gira em torno da internet, há muitos equívocos e desconhecimento. Até hoje, parcelas significativas da mídia e de usuários da informática ainda veem pesquisadores do universo cibernético como criminosos. No entanto, eles são apenas curiosos que buscam melhores formas de fazer as coisas acontecerem. Este trabalho destina-se a entender e explicar as origens dos hackers e sua cultura, sua ética de trabalho, seu modus operandi e seus objetivos. Aborda-se a forma como essa ética se aplica ao contexto do pós 11 de setembro de 2001 e ao sigilo de informação, analisando os casos do WikiLeaks – hackers que trabalham para a ampla distribuição de conhecimento – e das denúncias de espionagem realizada pelo governo dos Estados Unidos, caso em que hackers trabalham para a distribuição de conhecimento para quem está no poder. Finalmente, procuramos identificar o papel da ética hacker nessas situações que fazem oposição uma a outra.
Palavras-chave: Ética
Internet
Vigilância
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUSA, Diego Gomes de. A ética hacker na era do sigilo da informação. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSousa.pdf364.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.