Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4106
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise comparativa entre as transmissões esportivas no rádio e na televisão
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Carlos Felipe Falcão da
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Analisa e compara as transmissões esportivas entre dois meios quentes de comunicação: o rádio e a televisão. Nele será feito um breve histórico desde o início das transmissões esportivas tanto na televisão quanto no rádio, citando os tipos de linguagens utilizadas, as rotinas, identificação com o público, as mudanças nas linguagens e a recordação de antigos bordões, de nomes que marcaram a narração esportiva. Também será mostrado como são feitas as produções do pré, durante e pós jogos em rádio e em televisão. Por fim, uma análise comparativa de dois meios de comunicação líderes de audiência (SporTV x Rádio Tupi) e dois dos principais narradores esportivos da história das transmissões brasileiras, Galvão Bueno, da TV Globo e José Carlos Araújo (Garotinho), da Rádio Bradesco Bandeirantes.
Palavras-chave: Rádio
Televisão
Jornalismo esportivo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FONSECA, Carlos Felipe Falcão da. Análise comparativa entre as transmissões esportivas no rádio e na televisão. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFalcao.pdf827.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.