Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4157
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Determinação de nitrato em águas pelo método direto pelo ultravioleta: comparação com outros métodos e influências do pH, concentração de cloreto e nitrito
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, João Paulo Resende
Tutor: Medeiros, João Alfredo
Tutor : Pinto, Maria Lucia Couto Corrêa
Resumen: O íon nitrato é um componente comum em diversas fontes de águas, sejam superficiais ou não. Este íon é extremamente importante na determinação da qualidade de águas, tanto para consumo humano, quanto para fatores ambientais. Para a quantificação de nitratos os métodos mais comuns são os espectrofotométricos. Alguns dos métodos, como o do ácido cromotrópico, envolvem a reação do nitrato com moléculas orgânicas em meio de ácido sulfúrico. Outro método comum envolve a redução de nitrato a nitrito e análise do nitrito formado. Os próprios íons nitrato absorvem no ultravioleta, podendo ser quantificados de maneira direta. O presente trabalho visa determinar o grau de interferência dos íons nitrito, cloreto e do pH neste tipo de determinação direta pelo ultravioleta e também compará-lo a dois outros métodos comuns: o método de Griess(com redução) e a determinação utilizando ácido cromotrópico. Utilizaram-se estas metodologias analíticas para quantificação de nitrato em amostras reais salinas: meio de cultivo de microalgas e água da bacia de Angra.
Materia: Nitratos
Antioxidantes
Água
Cloreto
Espectroscopia ultravioleta
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Projeto final João Paulo 2.pdf566.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.