Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4158
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise preliminar de metais provenientes de resíduos de disparo de arma de fogo por eletroforese capilar
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Anna Luiza de Castro Carvalho
Orientador: Casellato, Annelise
Coorientador: Cassidy, John
Resumo: A eletroforese capilar (CE) recentemente se tornou um método bastante utilizado em análise forense. Esse método foi escolhido para realização da análise qualitativa de bário, chumbo e cobre em resíduos de disparo de arma de fogo usando ácido ciclohexanodiaminotetraacético (CDTA) como agente complexante. Testes prévios de otimização foram feitos por meio da variação do pH e da temperatura e da construção da curva padrão para cada complexo metálico. O estudo do pH mostrou que pH entre 8 e 10 pode ser usado para análise de bário e cobre e que o pH ótimo para análise de chumbo é 9. Chumbo e cobre responderam linearmente às mudanças na razão metal: CDTA na faixa entre 0,5 mmol.L-1 (32 ppm) e 1,5 mmol.L-1 (96 ppm) para cobre e entre 0,1 mmol.L-1 (21 ppm) e 1 mmol.L-1 (208 ppm) para chumbo. O estudo do efeito da temperatura para a mistura desses três metais levantou a possibilidade da presença de um intermediário resultante da reação de complexação incompleta do CDTA com o bário. Os resultados da análise dos resíduos foram comparados com os obtidos pela técnica de espectrometria de emissão em plasma acoplado indutivamente (ICP), que é bastante sensível e de rápida execução. Uma boa concordância foi observada entre as diferentes técnicas na identificação de cobre e bário.
Palavras-chave: Eletroforese capilar
Arma de fogo
Análise forense
Resíduos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4158
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCCMagalhaes.pdf500,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.