Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4158
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise preliminar de metais provenientes de resíduos de disparo de arma de fogo por eletroforese capilar
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Anna Luiza de Castro Carvalho
Tutor: Casellato, Annelise
Tutor : Cassidy, John
Resumen: A eletroforese capilar (CE) recentemente se tornou um método bastante utilizado em análise forense. Esse método foi escolhido para realização da análise qualitativa de bário, chumbo e cobre em resíduos de disparo de arma de fogo usando ácido ciclohexanodiaminotetraacético (CDTA) como agente complexante. Testes prévios de otimização foram feitos por meio da variação do pH e da temperatura e da construção da curva padrão para cada complexo metálico. O estudo do pH mostrou que pH entre 8 e 10 pode ser usado para análise de bário e cobre e que o pH ótimo para análise de chumbo é 9. Chumbo e cobre responderam linearmente às mudanças na razão metal: CDTA na faixa entre 0,5 mmol.L-1 (32 ppm) e 1,5 mmol.L-1 (96 ppm) para cobre e entre 0,1 mmol.L-1 (21 ppm) e 1 mmol.L-1 (208 ppm) para chumbo. O estudo do efeito da temperatura para a mistura desses três metais levantou a possibilidade da presença de um intermediário resultante da reação de complexação incompleta do CDTA com o bário. Os resultados da análise dos resíduos foram comparados com os obtidos pela técnica de espectrometria de emissão em plasma acoplado indutivamente (ICP), que é bastante sensível e de rápida execução. Uma boa concordância foi observada entre as diferentes técnicas na identificação de cobre e bário.
Materia: Eletroforese capilar
Arma de fogo
Análise forense
Resíduos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::DETERMINACAO DE ESTRUTURA DE COMPOSTOS INORGANICOS
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALCCMagalhaes.pdf500.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.