Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4164
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização organopetrográfica e organogeoquímica de uma seção sedimentar da formação Ponta Grossa, Devoniano Bacia do Paraná
Autor(es)/Inventor(es): Sebastião, Carlos de Jesus Figueira
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Resumo: Os folhelhos com as melhores características geoquímicas para a geração de hidrocarbonetos da Formação Ponta Grossa (Neo-devoniano) apresentam teores de hidrocarbonetos de até 2,6% e valor potencial gerador de hidrocarbonetos de até 6kg HC/ton. rocha. A matéria orgânica dispersa presente numa seção sedimentar da Formação Ponta Grossa é analisada e discutida neste trabalho. Os dados referem-se a 23 amostras coletadas de um testemunho de sondagem no Estado do Paraná. Os resultados apresentados neste trabalho foram interpretados em termos da quantidade, qualidade e estágio de evolução térmica da matéria orgânica contida nessas amostras, bem como o exame da potencialidade de geração de hidrocarbonetos e o índice de produção (razão de transformação) dessa sucessão sedimentar. Foram realizadas análises petrográficas utilizando microscopia em luz branca transmitida. A análise microscópica revelou predominância de matéria orgânica amorfa, em relação à matéria orgânica lipitinítica e lenhosa, na grande maioria das amostras. Os parâmetros ópticos de maturação térmica (ICE) que foram obtidos pela análise microscópica em luz branca transmitida, indicaram um estágio avançado de evolução térmica para as amostras analisadas. As análises organogeoquímicas (COT e pirólise Rock-Eval) exibem um conteúdo orgânico de baixo teores de carbono e S2, sugerindo um baixo potencial para geração de hidrocarbonetos.
Palavras-chave: Bacia do Paraná
Ponta Grossa (PR)
Geoquímica
Petrografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PETROLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4164
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIÃO, C.J.F.pdf659,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.