Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4164
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização organopetrográfica e organogeoquímica de uma seção sedimentar da formação Ponta Grossa, Devoniano Bacia do Paraná
Autor(es)/Inventor(es): Sebastião, Carlos de Jesus Figueira
Tutor: Mendonça Filho, João Graciano
Resumen: Os folhelhos com as melhores características geoquímicas para a geração de hidrocarbonetos da Formação Ponta Grossa (Neo-devoniano) apresentam teores de hidrocarbonetos de até 2,6% e valor potencial gerador de hidrocarbonetos de até 6kg HC/ton. rocha. A matéria orgânica dispersa presente numa seção sedimentar da Formação Ponta Grossa é analisada e discutida neste trabalho. Os dados referem-se a 23 amostras coletadas de um testemunho de sondagem no Estado do Paraná. Os resultados apresentados neste trabalho foram interpretados em termos da quantidade, qualidade e estágio de evolução térmica da matéria orgânica contida nessas amostras, bem como o exame da potencialidade de geração de hidrocarbonetos e o índice de produção (razão de transformação) dessa sucessão sedimentar. Foram realizadas análises petrográficas utilizando microscopia em luz branca transmitida. A análise microscópica revelou predominância de matéria orgânica amorfa, em relação à matéria orgânica lipitinítica e lenhosa, na grande maioria das amostras. Os parâmetros ópticos de maturação térmica (ICE) que foram obtidos pela análise microscópica em luz branca transmitida, indicaram um estágio avançado de evolução térmica para as amostras analisadas. As análises organogeoquímicas (COT e pirólise Rock-Eval) exibem um conteúdo orgânico de baixo teores de carbono e S2, sugerindo um baixo potencial para geração de hidrocarbonetos.
Materia: Bacia do Paraná
Ponta Grossa (PR)
Geoquímica
Petrografia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PETROLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SEBASTIÃO, C.J.F.pdf659.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.