Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4174
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Declínio do futebol italiano: da década de ouro à ascensão alemã
Autor(es)/Inventor(es): Avila, Amanda Duarte Millan
Tutor: Refkalefsky, Eduardo
Resumen: Esta monografia tem por objetivo de estudo levantar questionamentos a respeito de um tema sem grande destaque no Brasil: o declínio do futebol italiano. Com base nos conceitos empregados pelo escocês Richard Giulianotti, um dos precursores quando se trata de sociologia aplicada ao futebol, e a partir da análise de receitas dos clubes da Itália e Alemanha e de seus públicos pagantes ao longo do período analisado, pretende-se investigar os motivos que fizeram da liga mais glamorosa da Europa, que teve como protagonista o Milan de Arrigo Sacchi, que revolucionou o esporte mundialmente e muito influenciou o futebol brasileiro, à sua decadência, que culminou na perda da vaga da Liga dos Campeões, em 2011. Em contraponto, tem-se a ascensão do futebol alemão. Ao contrário do que muitos afirmam o futebol não é resolvido apenas dentro de campo. Questões externas, tanto políticas, quanto sociais e econômicas, interferem diretamente no sucesso ou fracasso nos gramados.
Materia: Futebol
Aspectos socias
Italia
Alemanha
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : AVILA, Amanda Duarte Millan. Declínio do futebol italiano: da década de ouro à ascensão alemã. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AAvila.pdf830.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.