Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4186
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças |
Autor(es)/Inventor(es): | Viana, Andrea Gorfin |
Tutor: | Moura, Ana Paula Abreu |
Resumen: | Apresenta um estudo sobre as contribuições da música para o processo de ensino-aprendizagem e traz como objetivo investigar como a música pode atuar como facilitadora no processo de aprendizagem durante a alfabetização das crianças. Para a construção do trabalho utilizamos como opção metodológica o estudo bibliográfico, dialogando com autores que falam sobre o processo de alfabetização no Brasil como Soares (2001), Carvalho (2005) e Mortatti (2012), além de autores que relatam os benefícios da música para o ser humano como Bréscia (2003) e Weigel (1988). Traz ainda autores que mencionam a importância do trabalho com a música para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando de diversas formas a aprendizagem como Barreto e Chiarelli (2011), Barreto (2000), Mársico (1982), Avellar (1995) e Lima (2003). Ao analisarmos os trabalhos dos autores citados, concluímos que a música pode trazer inúmeras contribuições, auxiliando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o processo da alfabetização e se apresentando como um elemento de motivação e interesse para que este processo ocorra de forma mais agradável para as crianças e professores. Pretendemos, com este estudo, contribuir para que a alfabetização em nosso país possa ocorrer de forma mais fácil e interessante para nossos alunos, diminuindo as dificuldades que costumam surgir durante esta etapa fundamental para a vida letrada de nossas crianças. |
Materia: | Educação infantil Música Alfabetização |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | oct-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | VIANA, Andrea Gorfin. A música como facilitadora no processo de alfabetização de crianças. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AViana.pdf | 344.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.