Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/420
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Vida útil: um novo olhar sobre os catadores de materiais recicláveis
Autor(es)/Inventor(es): Neto, Frederico Reichert Machado
Sá, Sâmea Santos de
Orientador: Salis, Fernando Alvares
Resumo: A intenção desse projeto é apresentar um novo olhar sobre o principal ator social no campo da reciclagem: o catador de materiais recicláveis. Para isso, aprofundou-se a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos em diferentes áreas do saber: político, ativista, pesquisador, consumidor, jornalista e os próprios catadores do Pólo de Reciclagem Jardim Gramacho. O relatório foi elaborado pelos alunos de rádio e tv (Frederico Reichert Machado Neto) e jornalismo (Sâmea Santos de Sá) com o intuito de comparar esses diferentes pontos de vista e analisar a função sócio-ambiental da linguagem audiovisual enquanto ferramenta de comunicação multiplicadora de conhecimento e motivadora das práticas ambientais. O documentário “Vida Útil” tem ainda como objetivo se tornar um meio para estimular mudanças comportamentais e o exercício da cidadania por meio de exemplos de práticas simples e possíveis a todos os cidadãos consumidores. Esse relatório técnico contém ainda a descrição das etapas de pré-produção, produção e pós-produção do documentário.
Palavras-chave: Produção audiovisual
Documentário
Cidadania
Meio ambiente
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO NETO, Frederico Reichert; SÁ, Sâmea Santos de. Vida Útil: Um novo olhar sobre os catadores de materiais recicláveis. 2007. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRMNeto_SSSa.pdf421.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.