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dc.contributor.advisorSouza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.authorSantos, Carolina Silva Ponciano dos-
dc.date.accessioned2018-07-03T23:31:34Z-
dc.date.available2018-07-05T03:00:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4211-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDesafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democráticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249pt_BR
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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