Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.author | Santos, Carolina Silva Ponciano dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T23:31:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4211 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ana Paula de Abreu Costa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CSPSantos.pdf | 929.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.