Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4211
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Carolina Silva Ponciano dos |
Orientador: | Souza, Elaine Constant Pereira de |
Resumo: | A pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Escola pública Avaliação da educação Prática de ensino Aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSPSantos.pdf | 929.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.