Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Adriana Ramos-
dc.contributor.authorFerreira, Thereza Cristina Raquel Santos-
dc.date.accessioned2018-07-04T11:50:37Z-
dc.date.available2018-07-06T03:00:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thereza Cristina Raquel Santos. A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4212-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5251285997287543pt_BR
dc.contributor.referee1Kelman, Celeste Azulay-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679173694224340pt_BR
dc.contributor.referee2Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
dc.description.resumoDiscute a visão dos professores em relação à inclusão de alunos surdos em salas de aulas regulares. A pesquisa possui caráter qualitativo e partiu de uma análise bibliográfica, para então ir ao campo realizar entrevistas semiestruturadas com professores que vivenciam a realidade da inclusão. A pesquisa de campo foi realizada em um ambiente escolar do município do Rio de Janeiro considerado inclusivo, e a partir de entrevistas a perspectiva dos professores foi discutida. No primeiro momento, são apresentados os objetivos e a justificativa da pesquisa. No segundo momento, é discutida a educação de alunos surdos frente a algumas questões históricas e sociais. Em seguida, os resultados da pesquisa são analisados a partir da percepção dos próprios docentes. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um maior estudo a respeito das especificidades que envolvem a inclusão de alunos surdos por parte dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCRSFerrerira.pdf463.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.