Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4212
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro |
| Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Thereza Cristina Raquel Santos |
| Orientador: | Silva, Adriana Ramos |
| Resumo: | Discute a visão dos professores em relação à inclusão de alunos surdos em salas de aulas regulares. A pesquisa possui caráter qualitativo e partiu de uma análise bibliográfica, para então ir ao campo realizar entrevistas semiestruturadas com professores que vivenciam a realidade da inclusão. A pesquisa de campo foi realizada em um ambiente escolar do município do Rio de Janeiro considerado inclusivo, e a partir de entrevistas a perspectiva dos professores foi discutida. No primeiro momento, são apresentados os objetivos e a justificativa da pesquisa. No segundo momento, é discutida a educação de alunos surdos frente a algumas questões históricas e sociais. Em seguida, os resultados da pesquisa são analisados a partir da percepção dos próprios docentes. Por fim, são apresentadas as considerações finais do trabalho. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um maior estudo a respeito das especificidades que envolvem a inclusão de alunos surdos por parte dos docentes. |
| Palavras-chave: | Educação especial Inclusão escolar Prática de ensino |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2016 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | FERREIRA, Thereza Cristina Raquel Santos. A inclusão de alunos surdos na visão dos professores: uma realidade da rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCRSFerrerira.pdf | 463.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.