Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4213
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A compreensão de uma professora alfabetizadora sobre sua prática
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Patrícia Dornellas
Orientador: Cerdas, Luciene
Resumo: Compreender a prática docente envolve questionar sobre quais saberes a compõem. Sendo o currículo um dos principais elementos norteadores da ação docente, esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre o currículo prescrito e o currículo em ação e a compreensão de uma professora sobre essa relação, refletindo sobre como o currículo prescrito influencia a prática e como este é modificado ou não a partir da reflexão sobre ele. Para tanto, a pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta um estudo de caso tendo como foco uma escola e uma professora de 1º ano do Ensino Fundamental. Como procedimento de pesquisa na coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com essa professora, a fim de conhecer como se dão as relações entre o currículo prescrito e o currículo em ação. A análise realizada se baseia prioritariamente na perspectiva de Gimeno Sacristán, o qual desenvolve estudos sobre o currículo, envolvendo a concepção do currículo em ação. A pesquisa permitiu a compreensão de como o currículo prescrito se dá na relação com a prática, configurando-se como currículo em ação. Para essa transformação ocorrer percebemos a presença de diversos aspectos da prática em sala de aula, entre eles, formação acadêmica e profissional do professor, ambiente em que o docente está inserido, a realidade e interesses dos alunos, o papel de professor como central e de intervenção no ensino, a prática docente na gestão de conteúdos e gestão de classe e o diálogo como mediador na relação dos sujeitos escolares.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Prática de ensino
Alfabetização
Currículo de ensino fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOREIRA, Patrícia Dornellas. A compreensão de uma professora sobre a sua prática. 2016. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4213
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDMoreira.pdf446,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.