Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4213
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Moreira, Patrícia Dornellas | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T11:57:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Patrícia Dornellas. A compreensão de uma professora sobre a sua prática. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4213 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A compreensão de uma professora alfabetizadora sobre sua prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2166402724998295 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender a prática docente envolve questionar sobre quais saberes a compõem. Sendo o currículo um dos principais elementos norteadores da ação docente, esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre o currículo prescrito e o currículo em ação e a compreensão de uma professora sobre essa relação, refletindo sobre como o currículo prescrito influencia a prática e como este é modificado ou não a partir da reflexão sobre ele. Para tanto, a pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta um estudo de caso tendo como foco uma escola e uma professora de 1º ano do Ensino Fundamental. Como procedimento de pesquisa na coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com essa professora, a fim de conhecer como se dão as relações entre o currículo prescrito e o currículo em ação. A análise realizada se baseia prioritariamente na perspectiva de Gimeno Sacristán, o qual desenvolve estudos sobre o currículo, envolvendo a concepção do currículo em ação. A pesquisa permitiu a compreensão de como o currículo prescrito se dá na relação com a prática, configurando-se como currículo em ação. Para essa transformação ocorrer percebemos a presença de diversos aspectos da prática em sala de aula, entre eles, formação acadêmica e profissional do professor, ambiente em que o docente está inserido, a realidade e interesses dos alunos, o papel de professor como central e de intervenção no ensino, a prática docente na gestão de conteúdos e gestão de classe e o diálogo como mediador na relação dos sujeitos escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PDMoreira.pdf | 446.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.