Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4213
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A compreensão de uma professora alfabetizadora sobre sua prática |
Autor(es)/Inventor(es): | Moreira, Patrícia Dornellas |
Orientador: | Cerdas, Luciene |
Resumo: | Compreender a prática docente envolve questionar sobre quais saberes a compõem. Sendo o currículo um dos principais elementos norteadores da ação docente, esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações estabelecidas entre o currículo prescrito e o currículo em ação e a compreensão de uma professora sobre essa relação, refletindo sobre como o currículo prescrito influencia a prática e como este é modificado ou não a partir da reflexão sobre ele. Para tanto, a pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta um estudo de caso tendo como foco uma escola e uma professora de 1º ano do Ensino Fundamental. Como procedimento de pesquisa na coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com essa professora, a fim de conhecer como se dão as relações entre o currículo prescrito e o currículo em ação. A análise realizada se baseia prioritariamente na perspectiva de Gimeno Sacristán, o qual desenvolve estudos sobre o currículo, envolvendo a concepção do currículo em ação. A pesquisa permitiu a compreensão de como o currículo prescrito se dá na relação com a prática, configurando-se como currículo em ação. Para essa transformação ocorrer percebemos a presença de diversos aspectos da prática em sala de aula, entre eles, formação acadêmica e profissional do professor, ambiente em que o docente está inserido, a realidade e interesses dos alunos, o papel de professor como central e de intervenção no ensino, a prática docente na gestão de conteúdos e gestão de classe e o diálogo como mediador na relação dos sujeitos escolares. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Prática de ensino Alfabetização Currículo de ensino fundamental |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MOREIRA, Patrícia Dornellas. A compreensão de uma professora sobre a sua prática. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDMoreira.pdf | 446.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.