Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4214
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Honaiser, Sacha Bianca Martins Bello | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T12:05:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | HONAISER, Sacha Bianca Martins Bello. A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4214 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2722126628502869 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Jorge Ricardo Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4884558102447350 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a experiência de uma escola totalmente diferente de todas modalidades tradicionais. Nessa escola não há séries, turmas, aulas, testes, manuais. Não existem salas de aula, como estamos acostumados, e sim “lugares” onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesses “espaços” testam seus conhecimentos e convivem com os demais alunos. São os “espaços educativos” e são designados por áreas ou pavilhões. Nesses espaços, os alunos formam grupos de acordo com seus interesses comuns e desenvolvem projetos de pesquisa. Existem também os estudos individuais, depois compartilhados com os outros colegas. Os alunos podem recorrer sempre a qualquer professor quando necessário. O objetivo do trabalho é de apresentar de forma bastante aprofundada o cotidiano dessa escola e como se dá sua prática pedagógica especialmente no que tange à formação de alunos autônomos. O referencial teórico nas obras de Rubem Alves e José Pacheco criador da Escola da Ponte. Nas considerações finais uma análise de suas práticas apontando como elas preparam alunos críticos e autônomos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SBMBHonaiser.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.