Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorHonaiser, Sacha Bianca Martins Bello-
dc.date.accessioned2018-07-04T12:05:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:38Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationHONAISER, Sacha Bianca Martins Bello. A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4214-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA Escola da Ponte como espaço da formação para autonomiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Jorge Ricardo Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4884558102447350pt_BR
dc.description.resumoAborda a experiência de uma escola totalmente diferente de todas modalidades tradicionais. Nessa escola não há séries, turmas, aulas, testes, manuais. Não existem salas de aula, como estamos acostumados, e sim “lugares” onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesses “espaços” testam seus conhecimentos e convivem com os demais alunos. São os “espaços educativos” e são designados por áreas ou pavilhões. Nesses espaços, os alunos formam grupos de acordo com seus interesses comuns e desenvolvem projetos de pesquisa. Existem também os estudos individuais, depois compartilhados com os outros colegas. Os alunos podem recorrer sempre a qualquer professor quando necessário. O objetivo do trabalho é de apresentar de forma bastante aprofundada o cotidiano dessa escola e como se dá sua prática pedagógica especialmente no que tange à formação de alunos autônomos. O referencial teórico nas obras de Rubem Alves e José Pacheco criador da Escola da Ponte. Nas considerações finais uma análise de suas práticas apontando como elas preparam alunos críticos e autônomos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SBMBHonaiser.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.