Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/4214
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia |
Autor(es)/Inventor(es): | Honaiser, Sacha Bianca Martins Bello |
Orientador: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumo: | Aborda a experiência de uma escola totalmente diferente de todas modalidades tradicionais. Nessa escola não há séries, turmas, aulas, testes, manuais. Não existem salas de aula, como estamos acostumados, e sim “lugares” onde cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções para o seu desenvolvimento e aprendizado. Nesses “espaços” testam seus conhecimentos e convivem com os demais alunos. São os “espaços educativos” e são designados por áreas ou pavilhões. Nesses espaços, os alunos formam grupos de acordo com seus interesses comuns e desenvolvem projetos de pesquisa. Existem também os estudos individuais, depois compartilhados com os outros colegas. Os alunos podem recorrer sempre a qualquer professor quando necessário. O objetivo do trabalho é de apresentar de forma bastante aprofundada o cotidiano dessa escola e como se dá sua prática pedagógica especialmente no que tange à formação de alunos autônomos. O referencial teórico nas obras de Rubem Alves e José Pacheco criador da Escola da Ponte. Nas considerações finais uma análise de suas práticas apontando como elas preparam alunos críticos e autônomos. |
Palavras-chave: | Escola pública Prática de ensino Emancipação Aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | HONAISER, Sacha Bianca Martins Bello. A Escola da Ponte como espaço da formação para autonomia. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SBMBHonaiser.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.