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dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorSilva, Raisa de Paula Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-07-04T12:37:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:38Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.citationSILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4216-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálisept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernanda Hamann de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937889065178711pt_BR
dc.description.resumoO objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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