Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4216
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Cristiana | - |
dc.contributor.author | Silva, Raisa de Paula Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T12:37:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2016-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4216 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Agressividade | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Fernanda Hamann de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6937889065178711 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPFSilva.pdf | 632.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.