Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4216
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Raisa de Paula Fernandes da |
Tutor: | Carneiro, Cristiana |
Resumen: | O objetivo compreender quais são as dificuldades de aprendizagem a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldades de aprendizagem. Para isto buscamos aprofundar sobre o tema com o intuito de entender melhor como as dificuldades de aprendizagem são definidas/conceituadas, para que pudéssemos analisar o caso e verificar se realmente esse diagnóstico se configuraria. Além disso, foi importante trazer para a discussão a questão da aprendizagem e de como esta se dá. Termos como o mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar debate sobre as dificuldades de aprendizagem. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o diagnóstico de adolescentes em relação à escola. Metodologicamente temos a pesquisa bibliográfica articulada ao estudo de caso e à pesquisa intervenção. Para a fundamentação teórica lançamos mão de autores como: Fonseca, Kupfer, Smith e Strick, Fernández, Lajonquière, Nunes e Silveira, Paín, Freud, dentre outros. |
Materia: | Psicologia educacional Hiperatividade Aprendizagem Agressividade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | feb-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Raisa de Paula Fernandes da. Dificuldades de aprendizagem como mal-estar: estudo de caso em psicanálise. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RPFSilva.pdf | 632.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.