Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4222
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A mediação pedagógica do processo de leitura e escrita no ensino com gêneros discursivos em classes do 2º ano: uma crítica sob a perspectiva do letramento
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Talita Mesquita da Cruz
Orientador: Andrade, Ludmila Thomé de
Resumo: Os gêneros discursivos são importantes recursos didáticos no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem pleno da Língua Portuguesa, pois promove entre os sujeitos sociais diferentes oportunidades de se comunicarem, isto é, de fazerem uso de diferentes linguagens. É importante ressaltarmos que são nos primeiros anos de escolaridade que os educandos vão descobrindo este novo e surpreendente mundo – o mundo das letras e, concomitantemente, o da expressão. O objetivo desta pesquisa visa analisar em termos de gêneros quais as concepções que permeiam as práticas docentes e como estas são promovidas dentro do ambiente escolar. Nosso intuito com esta pesquisa é refletir e analisar a importância deste processo no ensino com gêneros e como este tem sido promovido nas práticas pedagógicas. Neste contexto, minha problemática de estudo é a influência dos gêneros discursivos dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Situo como campo de pesquisa uma turma de segundo ano de Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro, na qual fiz meu estágio da disciplina intitulada Prática de Ensino nas séries iniciais. Acreditamos que cabe ao ensino com gêneros discursivos o papel fundamental na formação de cidadãos proficientes em diferentes formas de linguagens (oral e escrita).
Palavras-chave: Ensino fundamental
Prática de ensino
Alfabetização
Letramento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Talita Mesquita da Cruz. A mediação pedagógica do processo de leitura e escrita no ensino com gêneros discursivos em classes do 2º ano, ampliando a perspectiva do letramento. 2016. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4222
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMesquita.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.