Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4247
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização de minerais do supergrupo do pirocloro na província pegmatítica de São João del Rei, Minas Gerais
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Victor Hugo Riboura Menezes da
Orientador: Ávila, Ciro Alexandre
Coorientador: Neumann, Reiner
Coorientador: Alves, Felipe Emerson André
Resumo: A Província Pegmatítica de São João Del Rei destaca-se no âmbito nacional por englobar um enxame de corpos pegmatíticos mineralizados em Sn-Nb-Ta, que estão distribuídos em uma área com cerca de 2700 km2. Essa província está localizada na porção sul do estado de Minas Gerais e abrange diversos municípios, cidades e vilarejos, dentre os quais Nazareno, Macuco de Minas, Rosário, Ibituruna, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, São Tiago, Ritápolis, São João del Rei, Coronel Xavier Chaves e Resende Costa. O procedimento de campo envolveu a amostragem de dezesseis saprólitos de corpos pegmatitos, seguido da deslamagem, peneiramento e concentração dos minerais pesados por bateia em leito ativo. No laboratório os concentrados foram processados em bromofórmio, com imã de mão e no separador magnético isodinâmico Frantz para serem estudados por estereomicroscopia binocular e espectroscopia Raman. Grãos de minerais do supergrupo do pirocloro foram identificados a sudoeste do metagranitoide Ritápolis, onde esses minerais são encontrados em 8 dos 12 corpos estudados, enquanto a nordeste do mesmo granitoide esses minerais ocorrem em apenas um dos 4 corpos estudados. Tais minerais foram selecionados para estudo por microscópia eletrônica de varredura com microanálise química por dispersão de energia (MEVEDS), microssonda eletrônica (ME-WDS), espectroscopia no infravermelho e análise termogravimétrica. A classificação química dos minerais do supergrupo do pirocloro permitiu a identificação de diversos minerais do grupo da microlita, representados por fluorcalciomicrolita, oxicalciomicrolita, hidrokenomicrolita, kenomicrolita e hidromicrolita. Fluorcalciomicrolita e oxicalciomicrolita foram interpretados como de ocorrência primaria e, portanto, proveniente da cristalização dos pegmatitos, enquanto hidrokenomicrolita, kenomicrolita e hidromicrolita apresentam composição química e aspectos texturais típicos de uma origem associada a processos metassomáticos secundários.
Palavras-chave: Caracterização de minerais
Supergrupo do pirocloro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4247
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, V.H.R.M.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.