Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4248
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo
Autor(es)/Inventor(es): Razuk, Rachel Martins Arenari
Orientador: Guimarães, Daniela de Oliveira
Resumo: O objetivo principal foi compreender os sentidos da experiência afetiva na Educação Infantil, em especial na creche. Para tal, recorri a estudos da Filosofia da Educação, especialmente Paulo Freire, e aos referenciais da Psicologia histórico-cultural, especialmente Henri Wallon. Com estes autores, focalizo os conceitos de educação dialógica e afetividade. A investigação do campo constitui-se em pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual analiso registros escritos realizados durante a imersão no campo, uma turma de berçário de uma Escola de Educação Infantil pública da cidade do Rio de Janeiro. As discussões estão organizadas ao longo de dois capítulos: Docência, afetividade e dialogia na creche; A metodologia e o campo da pesquisa. A análise realizada aponta para conquistas já efetuadas no trabalho educativo institucional com os bebês bem como para a necessidade de atentarmos para como e onde afeto e diálogo aparecem e contribuem nas práticas pedagógicas cotidianas com as crianças pequenas.
Palavras-chave: Educação Infantil
Prática de ensino
Afetividade
Creches
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAZUK, Rachel Martins Arenari. Práticas pedagógicas na creche: a afetividade como eixo. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4248
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRazuk.pdf696,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.