Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4261
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Telejornalismo e audiência: um estudo das relações entre os noticiários locais e seus telespectadores
Autor(es)/Inventor(es): Valle, Patrícia Oliveira Rodrigues
Orientador: Becker, Beatriz
Resumo: Estuda os telejornais locais veiculados no Estado do Rio de Janeiro e suas relações com as audiências. Procura mostrar as estratégias dos noticiários televisivos para se aproximar e fidelizar os telespectadores e como o público se aproveita dessa ação para solicitar apoio da televisão para a solução de seus problemas. A hipótese dessa pesquisa é que a TV se aproveita do esvaziamento de instituições públicas e da descrença social da população sobre esses poderes para legitimar seu lugar na vida social e conquistar a audiência. Apresenta os resultados de uma análise televisual de três telejornais do Rio de Janeiro, Brasil Urgente Rio, Cidade Alerta Rio de Janeiro e RJTV 1° Edição gravados durante 10 dias. Além disso, busca compreender sob o ponto de vista da produção e da recepção a relevância dos telejornais locais na experiência da realidade cotidiana e as motivações dos jornalistas e da população para estabelecer de suas interações. São entrevistados profissionais responsáveis pela produção do programa e personagens que prestaram depoimentos em matérias de denúncia estudadas.
Palavras-chave: Telejornalismo
Televisão
Medição de audiência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALLE, Patricia Oliveira Rodrigues. Telejornalismo e audiência: um estudo das relações entre os noticiários locais e seus telespectadores. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PValle.pdf310.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.