Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4263
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização tecnológica dos milonitos da área de Santo Antônio de Pádua e seus possíveis usos na indústria da construção civil
Autor(es)/Inventor(es): Bezerra, Rodrigo Rodrigues de Assis da Costa
Orientador: Barroso , Emílio Velloso
Coorientador: Ferreira, Sueli Aparecida
Resumo: A utilização dos materiais rochosos em engenharia civil, sem o prévio conhecimento de suas propriedades tecnológicas, pode resultar em uma obra de características funcionais não apropriadas ao fim a que se destina, ou acarretar em um elevado custo de produção e/ou manutenção, uma vez que será necessária a aplicação de elevados coeficientes de segurança. Para evitar o encarecimento da obra é preciso determinar qual o tipo de rocha mais indicado para o empreendimento a ser realizado, e para isso são empregados em laboratório testes, cujos resultados irão descrever e avaliar as características físicas, mecânicas e químicas das rochas, visando prever o comportamento e indicar a adequada utilização de cada litologia. O presente trabalho enfoca a atividade mineradora Região de Santo Antônio de Pádua, em especial as rochas conhecidas como “ Olho de Pombo “ e “ Pinta Rosa “. Estas duas rochas, assim como outros tipos litológicos que vêm sendo explotados na região, têm sido utilizadas como pedra de cantaria para revestimento. Em aplicações na indústria da construção civil as rochas são submetidas a condições bastante variadas, dentre as quais podemos destacar: atrito, impacto, intemperismo e fadiga térmica. Assim, adequadas caracterizações físicas, químicas e mecânicas são relevantes para que suas aplicações ocorram de maneira correta.Aliado ao interesse econômico temos ainda o ambiental, pois durante o processo de extração e de beneficiamento da rocha é gerada uma grande quantidade de rejeito, o que apresenta relação direta com o perfil da mineração local. O objetivo deste trabalho é investigar a real possibilidade da utilização “ in natura “ do rejeito gerado em outras áreas da construção civil, tais como: agregado para concreto hidráulico, pavimento asfáltico e lastro de ferrovia.
Palavras-chave: Geologia
Construção Civil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4263
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEZERRA, R.R.A.C.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.