Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/426
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Era de ouro da música popular brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Roberta Araujo dos
Tutor: Coutinho, Eduardo Granja
Resumen: Estudo sobre a “Era de Ouro da Música Popular Brasileira” e a concepção de um discurso que foi construído a posteriori. Os fatores que contribuíram para a necessidade de historiografar a música genuinamente brasileira e para formar uma identidade nacional a partir da produção musical. As mudanças políticas, econômicas, sociais e o surgimento de uma indústria cultural no início do século XX, principalmente a partir de 1930, que criaram um ambiente adequado para a divulgação e popularização da música popular brasileira, em especial, o samba. As questões intelectuais e políticas que propiciaram uma discussão sobre como conter as influências estrangeiras em nossa cultura e a utilização da música com tal finalidade. A valorização, a partir da década de 1950, da produção musical entre os anos 1930 e 1945 e a denominação deste período como “Era de Ouro”.
Materia: Música
Música popular
Era de ouro
Samba
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-nov-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REIS, Roberta Araujo dos. Era de Ouro da Música Popular Brasileira: a construção do discurso. 2007. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monografia-pronta[1].pdf137.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.