Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4274
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de incertezas em modelos geométricos de depósitos minerais usando geoestatística e esquema de planejamento de experimentos
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Sérgio Magalhães
Orientador: Braga, Luis Paulo Vieira
Coorientador: Bettini, Cláudio
Resumo: O estudo das incertezas da modelagem geométrica de um depósito mineral, nas fases iniciais de exploração, é fundamental à definição das estratégias de desenvolvimento seguintes. O uso de simulação para gerar vários modelos é bastante popular, porém, os geólogos normalmente enfrentam o problema de definir o número de simulações e decidir qual delas é a mais representativa da variabilidade geológica. Este estudo usa o Planejamento de Experimentos e interpolador de krigagem para ajudar na definição de um modelo geométrico para um depósito mineral. Um estudo de caso sintético é apresentado. Um modelo geométrico gerado em computador é amostrado em alguns pontos. Este modelo geométrico consiste em uma superfície que pode ser considerada o topo do depósito. Então, um interpolador de krigagem é obtido da amostra, gerando um modelo aproximado do depósito sintético original. Usando o Planejamento de Experimentos um conjunto de valores para o semivariograma é gerado, bem como os modelos geométricos correspondentes. A avaliação dos modelos é feita pelo cálculo do volume do depósito. Comparando os vários modelos gerados e os volumes correspondentes, podemos decidir, entre todos, quais mostram as características mais significantes. Este procedimento pode reduzir consideravelmente a necessidade por centenas de modelos para se conceber um modelo inicial de um depósito mineral.
Palavras-chave: Simulação Numérica com R
Depósito Mineral
Modelagem Geoestatística
Planejamento de Experimentos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, S.M.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.