Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/428
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Memes: a linguagem da diversão na internet - Aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Juliana Xavier de
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os memes da internet, buscando compreender o que motiva um usuário a participar e a colaborar com a produção e disseminação deste conteúdo. O objeto de estudo escolhido foi o Rage Comic, meme que surgiu em 2008 e que consiste em tirinhas sobre situações cotidianas e protagonizadas pelas Rage Faces. Para auxiliar este projeto é feita uma netnografia da comunidade “Meme Rage Comics” (maior grupo dedicado exclusivamente a este meme no Facebook) com o intuito de traçar os processos sociais que o meme estimula dentro e fora da web. No decorrer desta pesquisa, abordagens teóricas sobre os conceitos de memes, cultura participativa, amadorismo e humor na web, capital social e cultura digital trash servirão de base para o estudo sobre essa nova forma de linguagem simbólica.
Keywords: Meme
Charge
Web
Humor
Linguagem simbólica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Juliana Xavier. Memes: A linguagem da diversão na internet. Análise dos aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics. 2012. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/428
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JXAraujo.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.