Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4281
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Integração de dados para localização de alvos de pesquisa de minério de ferro na região de Mariana, Quadrilátero Ferrífero - MG
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruna Souza da
Tutor: Seoane, José Carlos Sícoli
Resumen: O geoprocessamento de dados geológicos vem sendo amplamente utilizado em ambientes de pesquisa mineral para otimizar todo o procedimento de survey. A compatibilização de dados para que sejam manuseados de forma cada vez mais precisa e rápida auxilia na interpretação do conteúdo geológico em imagens de satélite, geofísica e mapeamentos prévios para determinar um plano de campo mais objetivo e com menos gastos. A pesquisa para minério de ferro tem demandado geo-informações que acrescentem qualidade ao levantamento prévio ao campo para que a fase final seja adiantanda, passando-se então às análises químicas e petrográficas, e à sondagem com menos tempo dispendido nas fases anteriores. Com objetivos de organizar uma seqüência de passos a serem seguidos, o presente trabalho demonstra uma metodologia para localização de possíveis corpos de minério de ferro, onde tem como alvo uma região de reconhecido potencial, o Quadrilátero Ferrífero. As litologias mineralizadas incluem itabiritos e cangas, devidamente identificadas em imagem de satélite por suas texturas e vegetação associada. Respostas geofísicas com assinaturas magnéticas expressivas e baixo conteúdo de radioelementos, mapeamentos anteriores que identificaram satisfatoriamente os litotipos mineralizados e trabalhos de campo para maior detalhamento.
Materia: Minério de ferro
Geoprocessamento
Pesquisa mineral
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, B.S.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.