Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4290
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação e avaliação de metodologias laboratoriais e empíricas para a determinação da condutividade hidráulica de sedimentos
Autor(es)/Inventor(es): Salgueiro, Rodrigo Stutz
Orientador: Silva Júnior, Gerson Cardoso da
Resumo: Com o objetivo de medir a condutividade hidráulica (K) de sedimentos, neste trabalho faz-se uma discussão acerca da utilização e comparação de métodos laboratoriais - através da utilização do permeâmetro de carga constante; e empíricos - por meio das formulações de Hazen (1911), Hazen modificado por Lange (1958), Kozeny e Breyer. Além disso, buscou-se caracterizar a área de estudo no que concerne à natureza dos sedimentos. Para tanto foram realizados experimentos de caracterização física, que compreenderam ensaios granulométricos, de teor de umidade, densidade real dos grãos e porosidade total. Na área de estudo ocorre a presença de areias quartzosas finas, bem-selecionadas, contendo argilo-minerais de alta atividade. O ambiente no qual essas areias foram depositadas é típico de terraços marinhos. Os ensaios com o permeâmetro de carga constante indicaram valores de K da ordem de 10-3 a 10-4 cm/s, estando os valores coerentes com a classe granulométrica dos sedimentos analisados. Da mesma forma, os resultados obtidos a partir das formulações matemáticas apresentaram pequena divergência de um método para outro. Embora as premissas das formulações matemáticas não se encontrem plenamente de acordo com as características dos sedimentos analisados, os valores de condutividade hidráulica por elas obtidos apresentaram pouca variação em relação aos obtidos pelo permeâmetro de carga constante. O permeâmetro de carga constante mostrou ser uma excelente alternativa para estimar a condutividade hidráulica de sedimentos indeformados, devido a sua relativa rapidez na obtenção desse parâmetro, quando comparado aos métodos empíricos.
Palavras-chave: Hidrologia
condutividade hidráulica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALGUEIRO, R.S.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.