Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4294
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Dos meios uma mensagem: um estudo comparativo entre rádio e TV do grupo bandeirantes |
Author(s)/Inventor(s): | Kuschnir, Isabela Caetano |
Advisor: | Barbosa, Gabriel Collares |
Abstract: | Este trabalho foca na linguagem dissertativa usada em duas diferentes mídias, o rádio e a televisão. Após fazer um passeio pela história dos veículos no Brasil, a proposta é analisar os mesmos fatos noticiados por dois veículos diferentes, porém pertencentes à mesma empresa – O Grupo Bandeirantes de Comunicação. A monografia estuda aspectos como a produção e a linguagem da “mesma” matéria veiculada pela rádio BandNews e pela TV Bandeirantes. Para isso, são abordados os bastidores das notícias, acompanhando o processo de produção do texto. O objetivo é buscar, primeiramente, identificar e comparar quais métodos jornalísticos são utilizados para passar, da melhor forma possível, a informação nos diferentes meios. Em segundo lugar, se no cotidiano das redações os jornalistas seguem os tradicionais manuais de redação de cada mídia ou não. |
Keywords: | Linguagem jornalística Telejornalismo Radiojornalismo Meios de comunicação de massa |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Production unit: | Escola de Comunicação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 27-May-2014 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | KUSCHNIR, Isabela Caetano. Dos meios uma mensagem: um estudo comparativo entre rádio e TV do grupo bandeirantes. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IKuschnir.pdf | 569.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.