Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4297
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.author | Veloso, Ana Clara Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T21:03:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-24 | - |
dc.identifier.citation | VELOSO, Ana Clara Siqueira. Carnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistência. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4297 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Movimento cultural | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Carnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marialva Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9819532476888552 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Amaral, Marcio Tavares d' | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa o fenômeno do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, principalmente no período após o surgimento dos primeiros blocos, como os que conhecemos hoje, nos anos 40, e a revitalização deles a partir de 1984, iniciada com a redemocratização do país, destacando seu poder político e suas eventuais limitações. Busca-se refletir como o contexto histórico-social em que a ocupação das ruas se dá revela na festa os desejos de uma geração por uma nova conjuntura. Liberta de repressões morais, ela é democrática em seu acesso aos direitos básicos, tais como a cultura. Como produto de resistência em um panorama capitalista, no entanto, a folia é abordada também como evento marcado pela constante ameaça e frequentes capturas de sentido do seu propósito transformador, sendo convertido em oferta turística com grande potencial econômico. Para isso, a pesquisa refaz o percurso historiográfico da organização do Carnaval mundial e na cidade, avaliando tensões da festa sob, principalmente, os conceitos de carnavalização de Bakhtin (2013) e da Sociedade do Espetáculo, de Debord (2011). Propõe-se ainda um estudo de caso sobre o bloco do Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, que assina o manifesto Ocupa Carnaval, contrário ao controle da festa pelos governos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVeloso.pdf | 601.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.