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dc.contributor.advisorOneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.authorVeloso, Ana Clara Siqueira-
dc.date.accessioned2018-07-10T21:03:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:06Z-
dc.date.issued2014-05-24-
dc.identifier.citationVELOSO, Ana Clara Siqueira. Carnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistência. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4297-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectMovimento culturalpt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.titleCarnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o fenômeno do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, principalmente no período após o surgimento dos primeiros blocos, como os que conhecemos hoje, nos anos 40, e a revitalização deles a partir de 1984, iniciada com a redemocratização do país, destacando seu poder político e suas eventuais limitações. Busca-se refletir como o contexto histórico-social em que a ocupação das ruas se dá revela na festa os desejos de uma geração por uma nova conjuntura. Liberta de repressões morais, ela é democrática em seu acesso aos direitos básicos, tais como a cultura. Como produto de resistência em um panorama capitalista, no entanto, a folia é abordada também como evento marcado pela constante ameaça e frequentes capturas de sentido do seu propósito transformador, sendo convertido em oferta turística com grande potencial econômico. Para isso, a pesquisa refaz o percurso historiográfico da organização do Carnaval mundial e na cidade, avaliando tensões da festa sob, principalmente, os conceitos de carnavalização de Bakhtin (2013) e da Sociedade do Espetáculo, de Debord (2011). Propõe-se ainda um estudo de caso sobre o bloco do Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, que assina o manifesto Ocupa Carnaval, contrário ao controle da festa pelos governos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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