Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4297
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Carnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistência
Autor(es)/Inventor(es): Veloso, Ana Clara Siqueira
Tutor: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumen: Analisa o fenômeno do Carnaval de rua do Rio de Janeiro, principalmente no período após o surgimento dos primeiros blocos, como os que conhecemos hoje, nos anos 40, e a revitalização deles a partir de 1984, iniciada com a redemocratização do país, destacando seu poder político e suas eventuais limitações. Busca-se refletir como o contexto histórico-social em que a ocupação das ruas se dá revela na festa os desejos de uma geração por uma nova conjuntura. Liberta de repressões morais, ela é democrática em seu acesso aos direitos básicos, tais como a cultura. Como produto de resistência em um panorama capitalista, no entanto, a folia é abordada também como evento marcado pela constante ameaça e frequentes capturas de sentido do seu propósito transformador, sendo convertido em oferta turística com grande potencial econômico. Para isso, a pesquisa refaz o percurso historiográfico da organização do Carnaval mundial e na cidade, avaliando tensões da festa sob, principalmente, os conceitos de carnavalização de Bakhtin (2013) e da Sociedade do Espetáculo, de Debord (2011). Propõe-se ainda um estudo de caso sobre o bloco do Nada Deve Parecer Impossível de Mudar, que assina o manifesto Ocupa Carnaval, contrário ao controle da festa pelos governos.
Materia: Carnaval
Movimento cultural
Rio de Janeiro
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-may-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VELOSO, Ana Clara Siqueira. Carnaval de rua carioca: entre o espetáculo e a resistência. 2014. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AVeloso.pdf601.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.