Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Ligia de Farias-
dc.contributor.authorMurta, Felipe Silva-
dc.date.accessioned2018-07-11T13:38:33Z-
dc.date.available2018-07-13T03:00:17Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleMovimento Vertical e Balísticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee2Santos, Wilma Machado Soares-
dc.contributor.referee3Penna-Firme, André Bessadas-
dc.description.resumoEste trabalho é destinado aos profissionais da área de física e assim como aos estudantes de Física, e tem como objetivo desenvolver aulas sobre Movimento vertical e Movimento Balístico. Tal trabalho representa uma proposta de uma aula para os alunos do primeiro ano Ensino Médio das redes públicas e particulares, que tenham conhecimento sobre Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.) e vetores. Utilizando equipamentos do cotidiano numa aula teórica de física podemos introduzir o conceito experimental, mostrando para os alunos como o conceito físico pode ser aplicado matematicamente. Com o auxílio desses materiais, fica mais fácil para o aluno visualizar os fenômenos físicos e com uma câmera digital, por exemplo, estes movimentos podem ser filmados e serem uma fonte rica de informações. Tendo em vista as dificuldades dos alunos em visualizar os movimentos e a ausência de procedimentos experimentais no Ensino Médio, este trabalho introduz o conceito experimental para análise de dados obtidos através de imagens filmadas e superpostas com programas de computador. O referencial metodológico foi baseado nas teorias de Lev Vigotsky, onde coloca o professor como mediador no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSMurta.pdf8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.