Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4299
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Ligia de Farias | - |
dc.contributor.author | Murta, Felipe Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-11T13:38:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2011-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4299 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Velocidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Movimento Vertical e Balístico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Wilma Machado Soares | - |
dc.contributor.referee3 | Penna-Firme, André Bessadas | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é destinado aos profissionais da área de física e assim como aos estudantes de Física, e tem como objetivo desenvolver aulas sobre Movimento vertical e Movimento Balístico. Tal trabalho representa uma proposta de uma aula para os alunos do primeiro ano Ensino Médio das redes públicas e particulares, que tenham conhecimento sobre Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.) e vetores. Utilizando equipamentos do cotidiano numa aula teórica de física podemos introduzir o conceito experimental, mostrando para os alunos como o conceito físico pode ser aplicado matematicamente. Com o auxílio desses materiais, fica mais fácil para o aluno visualizar os fenômenos físicos e com uma câmera digital, por exemplo, estes movimentos podem ser filmados e serem uma fonte rica de informações. Tendo em vista as dificuldades dos alunos em visualizar os movimentos e a ausência de procedimentos experimentais no Ensino Médio, este trabalho introduz o conceito experimental para análise de dados obtidos através de imagens filmadas e superpostas com programas de computador. O referencial metodológico foi baseado nas teorias de Lev Vigotsky, onde coloca o professor como mediador no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FSMurta.pdf | 8.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.