Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/432
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Discursos televisados e tentativas de golpe de estado: o papel da mídia na política venezuelana recente (1992 e 2002)
Author(s)/Inventor(s): Arrieche, Javier Augusto Abi-Saab
Advisor: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Abstract: Análise da relação entre mídia e poder político a partir do estudo de caso dos discursos televisados transmitidos ao vivo durante os golpes de Estado de 4 de fevereiro de 1992 e os dias 11, 12 e 13 de abril de 2002 na Venezuela. Apresenta-se o contexto político, histórico, social e de comunicação em que estão inseridos os discursos e, a partir desses contextos, analisam-se as características internas e externas aos discursos que determinaram sua importância política e histórica. A partir do estudo de caso, também são analisados os poderes e limitações da linguagem televisiva e as formas em que se dá a relação entre meios de comunicação e poder político na Venezuela em cada um dos momentos. Finalmente, apresenta-se uma análise comparativa que aponta semelhanças e diferenças de ambos os momentos e mostra a evolução da relação entre mídia e política na Venezuela.
Keywords: Televisão
Golpe de estado
Discurso
Poder político
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABI-SAAB, Javier. Discursos televisados e golpes de Estado: o papel da mídia na política venezuelana recente (1992-2002). 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Radialismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL.pdf496.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.