Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/432
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Discursos televisados e tentativas de golpe de estado: o papel da mídia na política venezuelana recente (1992 e 2002)
Autor(es)/Inventor(es): Arrieche, Javier Augusto Abi-Saab
Tutor: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumen: Análise da relação entre mídia e poder político a partir do estudo de caso dos discursos televisados transmitidos ao vivo durante os golpes de Estado de 4 de fevereiro de 1992 e os dias 11, 12 e 13 de abril de 2002 na Venezuela. Apresenta-se o contexto político, histórico, social e de comunicação em que estão inseridos os discursos e, a partir desses contextos, analisam-se as características internas e externas aos discursos que determinaram sua importância política e histórica. A partir do estudo de caso, também são analisados os poderes e limitações da linguagem televisiva e as formas em que se dá a relação entre meios de comunicação e poder político na Venezuela em cada um dos momentos. Finalmente, apresenta-se uma análise comparativa que aponta semelhanças e diferenças de ambos os momentos e mostra a evolução da relação entre mídia e política na Venezuela.
Materia: Televisão
Golpe de estado
Discurso
Poder político
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ABI-SAAB, Javier. Discursos televisados e golpes de Estado: o papel da mídia na política venezuelana recente (1992-2002). 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA FINAL.pdf496.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.