Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4334
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A análise da questão agrária no Brasil segundo o pensamento de Caio Prado Júnior
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, José Amilton de
Orientador: Wellen, Henrique André Ramos
Resumo: Discute a questão agrária no Brasil segundo o pensamento de Caio Prado Júnior. Para tanto, percorremos um caminho buscando demonstrar que o tema da questão agrária se encontrava fragmentado no pensamento social brasileiro. A leitura da nossa realidade, por muito tempo, encaixou-se dentro de modelos eurocêntricos, como se pudéssemos simplesmente reproduzir em nossa particular realidade as mesmas formas vivenciadas nos países centrais. Além disso, procuramos demonstrar também como se configurou a incorporação das teses feudais no PCB, elaboradas pela Internacional Comunista, e que influenciou a estratégia do partido ao longo de sua existência, levando-o a consagrar uma determinada visão feudal. Nesse sentido, centra-se a crítica de Caio Prado Júnior (2014). O autor afirma o caráter capitalista de nossa formação social, alicerçada na base do modelo da grande exploração agrária voltada para a exportação, o qual integrava o Brasil à economia mundial. Tal modelo se tornou responsável pelas principais contradições verificadas nesse estudo. Dessa maneira, Caio Prado Júnior (2014) identificou, no campo brasileiro, a categoria dos empregados rurais como a principal força social, e não o campesinato, propondo, assim, um caminho diferente para a reforma agrária, que teria, como principal ordem de ação, a extensão da legislação trabalhista ao meio rural, ao invés da prioridade na divisão dos latifúndios. Proposições que, ainda hoje, rendem polêmicas e polarizam opiniões.
Palavras-chave: Capitalismo
Reforma agrária
Feudalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, José Amilton de. A análise da questão agrária no Brasil segundo o pensamento de Caio Prado Júnior. 2015. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4334
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAAlmeida.pdf649,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.