Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4335
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A figura do cuidador formal: o uso da web como qualificação e oferta de mão de obra para preencher necessidades de idosos dependentes
Autor(es)/Inventor(es): Silveira, Luciana Telles Pereira da
Orientador: Inoue, Marileia Franco Marinho
Resumo: Pesquisa a respeito do idoso que perdeu a autonomia, neste caso a dependência que surge como fruto dos tipos de demência. As leis convergem no sentido de ser a família e a comunidade de origem o melhor lugar para o idoso conviver, no entanto a figura do cuidador contratado existe informalmente para os casos onde a família não consegue suprir por ela mesma as necessidades de cuidados com membro idoso da família. Apesar de existir uma Política Nacional e um Estatuto do Idoso há ainda uma necessidade de cuidados específicos sobre a qual o Estado não legislou. Essa pesquisa se propôs a analisar o conteúdo de sites que ofereciam mão-de-obra do cuidador ou qualificação para este por meio da internet. Constata-se que no vácuo da legislação surgem soluções, via sites, que não somente não respondem a essa necessidade como criam problemas uma vez que alguns empresários neste nicho do mercado de trabalho, criam supostas soluções de baixos custos para eles, oferecendo cursos de qualificação online, ou por meio de DVDs e livros e mesmo serviços valendo-se dos recursos midiáticos e da cultura de busca na internet como uma possível solução de cuidadores contratados, sem a qualificação desejável, pois o conteúdo não é regulado em lei e tampouco possui fiscalização, conforme requer o bem estar do idoso.
Palavras-chave: Política social
Envelhecimento
Cuidadores de idosos
Velhice
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVEIRA, Luciana Telles Pereira da. A figura do cuidador formal: o uso da web como qualificação e oferta de mão de obra para preencher necessidades de idosos dependentes. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTPSilveira.pdf793.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.